Ganoderma lucidum

Reishi - Ling-Zhi - Cogumelo Rei

Ganoderma lucidum - nome científico
Reishi - nome popular utilizado no Japão
Ling-Zhi - nome popular utilizado na China
Cogumelo Rei - nome popular utilizado no Brasil

Ganoderma lucidum  é considerado como a "erva" mais importante na Medicina Tradicional Chinesa (MTC). Há registro de seu uso por mais de 2.000 anos nos países asiáticos. Por isso tem sido amplamente pesquisado, com muitas substâncias identificadas e testadas.

Ganoderma lucidum  é um cogumelo lenhoso, com alto teor de lignina, por isso não é apropriado para culinária convencional, como os cogumelos mais conhecidos no ocidente, como por exemplo champignon e shiitake.

Sabe-se que a maioria dos cogumelos tem propriedades importantes para a saúde humana, como alto teor de proteína, baixo conteúdo de gordura e significativa quantidade de fibras. Além disso, os cogumelos apresentam substâncias importantes como os polissacarídeos, que têm a capacidade de melhorar o sistema imunológico, previnindo contra muitos problemas de saúde, como infecções bacterianas, infecções virais, retardando o envelhecimento celular e até mesmo a formação de tumores.

Ganoderma  é rico em polissacarídeos, destacando-se as beta-glucanas, contendo também triterpenos e outras substâncias de grande interesse farmacológico.
De maneira geral, conclui-se que, embora haja muitas substâncias clinicamente importantes no Ganoderma, a melhor forma é utilizar o cogumelo como um todo, tanto em forma de chá, como em cápsulas, tabletes, xaropes, extrato líquido ou pó. Pois é o conjunto de substâncias que dá o equilíbrio e o faz tão especial, sendo considerado um milagre da natureza.

Atualmente vem sendo amplamente utilizado para consumo humano e veterinário, de diversas maneiras (creme dental, sabonetes, cremes hidratantes, pomadas, xampus etc). No Brasil, vem sendo mais conhecido a cada dia. Há anos a Avon utiliza o extrato de Ganoderma em cremes faciais, com o objetivo de retardar o envelhecimento e rejuvenecer a pele.

Estudos sobre Ganoderma

Atualmente há muitas informações disponíveis na internet, inclusive artigos científicos que comprovam a eficácia do uso cotidiano de Ganoderma.

O autor do site http://www.reishi.com/ indica o uso do cogumelo Ganoderma ou Reishi, para uso diário, pois não apresenta risco de toxicidade, não causa efeitos colaterais e é um potente imunomodulador, "ajustando" o sistema imunológico, levando ao equilíbrio para previnir infecções e instalação de células estranhas ao organismo.
Estudos realizados a partir do Ganoderma lucidum pelos pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos e EMBRAPA de Brasília, mostram o grande interesse em procurar compostos biologicamente ativos nesse cogumelo.
Pesquisadores em Israel comprovam a eficácia de Ganoderma em tratamento de câncer de próstata. Leia mais sobre esse assunto na página Articles do site acima.
De acordo com o John K. Chen e Tina T. Chen, no livro Chinese Medical Herbology and Pharmacology, disponível no site http://www.aompress.com, entre os efeitos farmacológicos de Ganoderma  pode-se mencionar a atividade antineoplásica, devido à melhora do sistema imunológico, incluindo o aumento de monócitos, macrófagos e linfócitos T. Em adição, há também o aumento de citocina, interleucina, fator de necrose tumoral e interferon.
O efeito cardiovascular se dá devido ao aumento da contratilidade cardíaca, controlando a pressão arterial e aumentando a resistência à hypoxia no músculo cardíaco, ou seja, melhorando a oxigenação das células.
A atividade antibiótica ocorre em largo espectro, inibindo o crescimento de E. coli, B. dysenteriae, Pseudomonas spp., Pneumococci, Streptococci (Tipo A), Staphylococci, entre outras.
Além disso, Ganoderma apresenta atividade hepatoprotetora, antidiabética, expectorante, antitussivo, sedativa, analgésica  e antiasmática. A atividade hepatoprotetora também o faz eficaz durante tratamento de quimioterapia, aliviando os sintomas colaterais e protegendo o fígado.
O autor também destaca a atividade de Ganoderma para doenças do fígado, como hepatite crônica, hepatite infecciosa, cirrose, uma vez que suas atividades protegem e regeneram o fígado.
Para problemas de pele é indicado para dermatoses, escleroderme, alopecia, entre outros problemas.
Também é indicado para tratamento de lupus eritematoso e outras doenças auto-imune, como artrite reumatóide, uma vez que tem atividade imunomoduladora e antiinflamatória.
Pesquisas realizadas, empregando Ganoderma como coadjuvante no tratamento de pacientes com AIDS, mostram a significativa melhora, incluindo o aumento de resistência à infecções secundárias e ganho de peso em pessoas já bem debilitadas.
No site http://en.wikipedia.org/wiki/Lingzhi há muita informação com referências bibliográficas.
Veja também muitas informações sobre Ganoderma, como seus benefícios à saúde, composição química, aplicação e muito mais, acessando o site http://www.mdidea.com/products/new/new036.html.

Se desejar obter mais informações, inclusive artigos científicos, favor entrar em contato por e-mail.

Faça seu pedido

Para adquirir os produto ou saber taxas de envio, acesse nossa página de PEDIDOS/ORÇAMENTO.

PEDIDOS

Produção de Cogumelo

Entre em contato por telefone ou por email:

11 99640-6595 (Vivo) 11 95370-3878 (Tim) juncaoinbrazil@gmail.com